Significado e simbologia das cores #04: Violeta



Se você busca inspiração e concentração, escolha os tons de violeta! Formada pela junção das cores vermelho e azul, o Violeta tem o poder de fortalecer a criatividade e ao mesmo tempo trazer uma sensação de sossego e paz. Também é uma cor muito usada em ambientes com finalidade religiosa, especialmente quando mais se apresenta em tons mais roxos; por lembrar os mantos dos clérigos de algumas religiões.


O violeta quando possui mais vermelho em sua composição torna-se mais romântico e indicado para quartos de meninas e espaços de beleza ou ainda voltados para o público feminino, contudo, sempre acompanhado de outras tonalidades.  


Fonte da imagem: https://casaeconstrucao.org/decoracao/parede-roxa/


O violeta, radiação visível ao olho humano que vibra em uma frequência de 790-680 Hz, é considerada uma cor fria que traduz a ideia de espiritualidade. Como tal, tem o poder de ajudar na conexão com tudo que é oculto e de favorecer a concentração e meditação; ao mesmo tempo que passa uma ideia de sofisticação, sendo considerado símbolo da realeza¹. Afinal era tão cara a produção do pigmento violeta que só podia ser consumido por reis e rainhas.


É comum associar o violeta ao magenta ou à púrpura, mas estas são outras cores que trazem outros significados e vibram em outras frequências. Para a psicologia das cores, o violeta representa a calma e o concentração; conferindo aos ambientes tais características. Como também representa a espiritualidade pode influenciar positivamente no espaço, conferindo-lhe o poder de transformar energias negativas em positivas. Assim, esta cor é indicada para espaços de estudo (por conta da concentração e da criatividade que oferece); dormitórios; ambientes religiosos; e salas para atividades de meditação. Ao passo que desestimula a ação mental ou física, em excesso essa cor pode causar depressão e ansiedade².


Fonte da imagem: http://decoracaoepaisagem.blogspot.com/2015/06/ambientes-decorados-com-as-cores.html


Para obter melhores resultados, o violeta quando usado em ambientes com atividades que requerem concentração, atua como um elemento promotor de calma, contemplação e silêncio para os seus ocupantes. Por isso, é comum associar essa cor aos sentidos de maior proximidade com a espiritualidade³.


É comum o uso do violeta, em outras abordagens para destacar algum objeto, conduzindo o significado para luxo, vaidade e extravagância; especialmente se usar os tons mais intensos. Use-o também, em contraste com outra cor quente, como o amarelo; ou em harmonia com tons de vermelho e de azul, para minimizar seus eventuais efeitos negativos na percepção humana³.












¹ PINHEIRO, A. C. de F. B. Conforto ambiental: iluminação, cores, ergonomia, paisagismo e critérios para projetos. São Paulo: Érica, 2014.
² SOARES, C.; BARROS, B. Cor e percepção ambiental: estudo de caso em uma biblioteca universitária. In: VII ENEAC – Encontro Nacional de Ergonomia do Ambiente Construído, Fortaleza, maio de 2018.
3 FARINA, M.; PEREZ, C.; BASTOS, D. Psicodinâmica das cores em comunicação. 6 ed. São Paulo: Editora Edgard Blütcher, 2011.  
Fonte da imagem do início: https://alliance.com.br/alliance-voce/magazine-alliance/formas-simples-de-decorar-com-ultra-violeta-a-cor-de-2018-segundo-a-pantone

Comentários

Postagens mais visitadas