Medidas passivas de controle de incêndio – parte 3: Compartimentação horizontal e vertical


Presente na grande maioria dos Projetos de Proteção Contra Incêndio (PPCI), o uso da compartimentação horizontal ou vertical, acarretam mudanças profundas nos projetos arquitetônicos e estruturais das edificações. Isto acontece em função da natureza dessa proteção, pois este conjunto de medidas passivas contra incêndio alteram as características de fachadas e das vedações entre os ambientes. Deste modo é importante conferir nas normas técnicas e legislação do Corpo de Bombeiros se a tipologia da edificação pede esse tipo de medida, antes mesmo de iniciar o processo projetual.  


A compartimentação é uma estratégia de proteção e controle da propagação de chamas e da fumaça, sendo compreendida de um modo simples como uma ação de isolamento de risco¹. Já que na medida em que estão sendo separados os ambientes com paredes resistentes ao fogo ou aberturas sendo espaçadas entre si a distâncias seguras, temos uma forma de minimizar os riscos de espalhamento dos focos de incêndio dentro dos pavimentos e entre os pavimentos. Deste modo, é necessário garantir que o fogo fique dentro do recinto de origem e não se propague para o restante da edificação, criando barreiras.


Fonte: http://www.cbm.mt.gov.br/arquivos/File/NORMAS_TECNICAS/NTCBs%202019/NTCB_10_2019_Compartimentacao_horizontal_e_vertical.pdf


Assim, a compartimentação horizontal consiste na utilização de barreiras corta-fogo, como paredes, portas e vedadores; além de um afastamento horizontal entre as aberturas e entre as edificações. Já a compartimentação vertical consiste no uso de elementos que impeçam a distribuição dos focos de incêndio entre os pavimentos, então uso de entrepisos com características corta-fogo; enclausuramento de elementos de circulação vertical como escadas, elevadores e monta-cargas².


Além da determinação da natureza das barreiras e proteções a serem adotadas no projeto, é importante verificar nas normas técnicas o tempo de resistência ao fogo que estes elementos devem possuir; que pode variar de 30 para 120 minutos¹.

 









¹ BRETANO, T. A proteção contra incêndios no projeto de edificações. 3ed. Porto Alegre: Edição do autor, 2015.

² Corpo de Bombeiros Militar de São Paulo. Instrução técnica n.º 09/2018 – Compartimentação horizontal e compartimentação vertical. São Paulo: Secretaria de Estado dos negócios da segurança pública, 2018. Disponível em <https://bombeiros.rs.gov.br/upload/arquivos/201807/06104507-it-09-2018.pdf.> Acesso em Jul./2020. 

Fonte da imagem do início: https://www.radiometropole.com.br/noticias/brasil/53952,incendio-faz-predio-desabar-no-centro-de-sao-paulo

Comentários

Postagens mais visitadas