Teletrabalho e Ergonomia: como organizar seu home office


O Teletrabalho (também conhecido como trabalho remoto ou home office) é uma das fortes tendências na organização das empresas e das atividades de trabalho para o século XXI em virtude da evolução das tecnologias da informação e comunicação¹. Agora com o cenário de pandemia pelo novo Covid-19, e pelas recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) de adotar o distanciamento social, muitas empresas viram nessa nova modalidade de trabalho repleta de boas doses de flexibilidade, uma oportunidade de não parar suas atividades.


O Teletrabalho consiste na execução das atividades profissionais em ambiente diferente do empresarial ou do escritório, sem perder o vínculo empregatício, mas dentro da residência do trabalhador². Nesse panorama, o trabalhador precisa dispor de infraestrutura física e de comunicação para executar suas atividades. Surge daí a necessidade de um controle do ambiente de trabalho, seja em aspectos físicos, cognitivos, emocionais e até mesmo organizacionais!


Organizar o espaço de trabalho tal como num escritório, onde estantes prateleiras e equipamentos tem locais definidos é uma necessidade nessa modalidade de trabalho, pois a tendência é a de ‘espalhar’ tudo dentro da casa². Em virtude disso, a Ergonomia (campo de estudo das relações do trabalho com o trabalhador, diminuindo as inadequações surgidas) pode contribuir para a criação do home office ideal¹,²,³, veja como:   

 

Fonte da imgem: https://xande.jusbrasil.com.br/artigos/774865237/como-o-teletrabalho-home-office-pode-beneficiar-sua-empresa


1. Escolha um lugar adequado que mantenha a distância certa das atividades rotineiras, pois a separação mesmo que mínima do ambiente residencial vai ajudar na concentração e na produtividade. Além disso, as condições ambientais são essenciais, então: local ventilado, com iluminação natural (evite eventuais reflexos na tela) e silencioso.   


2. Lugar certo para todos os componentes e elementos usados no teletrabalho tais como documentos; materiais de expediente; equipamentos; computador; etc. A intenção aqui é evitar de ocupar estantes, nichos ou até mesmo mobiliários com esses elementos. Lembre: precisa ter um ambiente que lhe motive e lhe permita o sentimento de estar no trabalho, mesmo que dentro de casa.


3. Dimensões do ambiente x medidas corporais. Esta relação aponta a necessidade escolher cadeiras e mesas com tamanhos adequados ao corpo do trabalhador, ou seja, seu corpo precisa estar bem acomodado e confortável. Refletindo aqui o cuidado com as alturas e apoios para braços, pés, lombar, punhos e antebraços4.


4. Cuidando da sua mesa de trabalho: priorize uma boa organização, estabelecendo perto si os elementos que mais irá usar para desenvolver suas atividades; evitando o uso de força e posturas desnecessárias, além de deixar tudo no seu campo de visão. No caso da tela, mantenha uma distância e alturas adequadas.  


5. Mantendo uma vida saudável com a adoção de posturas saudáveis e hábitos para manutenção da qualidade de vida. assim, a escolha de uma boa cadeira com apoio para os braços e um suporte para os pés, altura adequada da tela do computador, do teclado são essenciais para a manutenção da saúde.  


Fonte da imagem: https://www.reliza.com.br/ergonomia-para-uma-vida-mais-saudavel/


Ademais, todo projeto de um bom home office é individual e deve atender às necessidades de conforto de cada trabalhador, sempre que possível deve se evitar as soluções prontas encontradas nas lojas do segmento; assim o melhor é o contato com um profissional de Arquitetura e de Design de Interiores.  

 

 

 







¹ MASCULO, F. S.; VIDAL, M. C. (org.) Ergonomia: trabalho adequado e eficiente. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.

² BARROS, A. M.; SILVA, J. R. G. de. Percepções dos indivíduos sobre as consequências do teletrabalho na configuração home-office: estudo de caso na Shell Brasil. Cadernos EBAPE. BR, v.8, n.º1, artigo 5, Rio de Janeiro, 2010. Disponível em: < https://www.scielo.br/scielo.php?pid=s1679-39512010000100006&script=sci_abstract&tlng=pt > Acesso em Jun/2020.


³ BRASIL. Tribunal Regional do Trabalho (Regional, 7ª. REGIÃO). Manual de orientação do Teletrabalho. Fortaleza: TRT 7ª Região, 2019. Disponível em: <https://www.trt7.jus.br/escolajudicial/arquivos/files/cursos_material/Materia_Sade_manual_teletrabalho_agosto_2019.pdf> Acesso em Jun/2020.  


4
CASTAÑON, J. A. B.; CRUZ, T. C. B.; CARVALHO, J. L.; RAGONE, G. N. O home office e a Ergonomia nas condições de trabalho e saúde de Arquitetos e Engenheiros. In: 1º CONAERG, Congresso Nacional de Ergonomia Aplicada, Recife, 16 a 18 de novembro de 2016. Disponível em: < https://www.proceedings.blucher.com.br/article-details/o-home-office-e-a-ergonomia-nas-condies-de-trabalho-e-sade-de-arquitetos-e-engenheiros-25092> Acesso em Jun/2020.

Fonte da imagem do início: https://revistanews.com.br/2018/12/12/as-diferencas-entre-teletrabalho-trabalho-externo-e-terceirizacao/

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