Significado e simbologia das cores #03: Verde


Estar em contato com a natureza, com a vegetação, é estar em contato com o verde. Tem coisa mais relaxante? Só se completar com a visão do azul do céu, não é? Isto é assunto do próximo post nesta série das cores e seus significados.


Voltando ao verde, esta cor que está presente em todo ambiente natural, confere sensações de tranquilidade, segurança, conforto, equilíbrio, estabilidade, esperança; que estimulam nossas melhores emoções. Ou melhor equilibra nossas emoções. Não é à toa que esta cor é usada em hospitais, pois ela também tem o significado de limpeza, saúde e cura¹.


Tantos bons significados quase não deixam espaço para algumas reações negativas como a apatia e o conformismo. Isto é, excesso de verde pode levar o indivíduo a uma sensação de estagnação, não sendo indicada para pessoas com problemas mal resolvidos.


Fonte: https://casaeconstrucao.org/decoracao/tons-de-verde/


O verde, radiação visível ao olho humano que vibra em uma frequência de 600-530 Hz, é considerada uma cor fria que traduz a ideia de segurança. Como uma cor fria tem o poder de induzir ao relaxamento, não apenas emocional mas também físico, pois ajuda na redução do ritmo cardíaco (assim como o azul que também tem esse poder)¹.


Para a psicologia das cores, o verde representa o equilíbrio e a harmonia; conferindo aos ambientes tais características. Como também representa a riqueza (a cor do dinheiro) pode transformar o espaço, conferindo-lhe um toque de sofisticação, principalmente com os tons mais escuros. Assim, ela é indicada para todos os espaços residenciais. Ao passo que ajuda a controlar o estresse, em excesso essa cor pode causar apatia².


Fonte: https://dicasdecor.com/cor-verde-na-decoracao/


Para obter melhores resultados, o verde quando usado em ambientes sociais pode trazer significados mais joviais (com tons mais claros) ou mais maduros (com tons mais escuros). Por isso, é comum associar essa cor ao sentido de segurança, especialmente em placas e avisos luminosos indicativos de medidas de segurança³.


É comum o uso do verde com outras cores para combinações harmônicas como o azul e amarelo; ou combinações mais contrastantes e energéticas como os vermelhos ou laranjas, por exemplo. Usado com tons terrosos, o verde confere uma sensação de proximidade com o meio ambiente, com a terra e é indicado para pessoas que desejam controlar seus níveis de estresse².









¹ PINHEIRO, A. C. de F. B. Conforto ambiental: iluminação, cores, ergonomia, paisagismo e critérios para projetos. São Paulo: Érica, 2014.
² SOARES, C.; BARROS, B. Cor e percepção ambiental: estudo de caso em uma biblioteca universitária. In: VII ENEAC – Encontro Nacional de Ergonomia do Ambiente Construído, Fortaleza, maio de 2018.
3 FARINA, M.; PEREZ, C.; BASTOS, D. Psicodinâmica das cores em comunicação. 6 ed. São Paulo: Editora Edgard Blütcher, 2011.  
Fonte da imagem do início: https://blog.montacasa.com.br/decoracao-verde/

Comentários

Postagens mais visitadas