Significado e simbologia das cores #02: Vermelho
Entender e compreender o significado das cores é importante
para quem lida com design, marketing e com o público em geral. Isto acontece
porque é através das mensagens que elas passam que muitos negócios e produtos
são vendidos. Você já pensou nisso? Ou melhor será que você já foi influenciado
por isso?
Saindo um pouco desta esfera, todas as nossas atividades
são influenciadas pelo ambiente em que estamos presentes¹, logo, as cores têm
um papel fundamental nisso! Estudos comprovam que o ambiente pode trazer
sensações que estimulam ou não nossas ações de acordo com as cores ali
empregadas². Este é o caso da cor vermelho.
Estar em contato constante com o vermelho pode lhe trazer reações
fisiológicas que podem elevar a pressão arterial, aumentar a circulação sanguínea
e o ritmo cardíaco que pode também ajudar a aumentar a fome. E neste sentido, já
pensou em como muitas vezes tal cor aparece em situações em que a energia e o
vigor devem ser enfatizados? Isto acontece porque o vermelho possui também este
mesmo significado. O vermelho é força, é vida e muita energia que se não é
canalizada com cuidado pode gerar muita agressividade e fúria³.
O vermelho, radiação visível ao olho humano que vibra em
uma frequência de 625-740 Hz, é considerada uma cor muito quente que traduz a
ideia de energia e de paixão. Como uma das cores mais quentes, ela tem o poder
de acelerar, sendo muito estimulante em vários sentidos¹.
Para a psicologia das cores, o vermelho representa a paixão,
a sexualidade, a ambição, a determinação e a confiança; conferindo aos
ambientes tais características. Como também representa a ação pura, deve ser
usada no ambiente com cuidado; já que tanta excitação e estimulação trazem
muita agressividade, intolerância e cansaço. Assim, ao usar esta cor na medida
certa, o ambiente influencia positivamente o usuário que precisa de mais força
em seu dia-a-dia³.
Para obter melhores resultados, o vermelho quando usado em
ambientes com atividades monótonas, atua como um elemento promotor de
engajamento e de competitividade para os seus ocupantes. Por isso, é comum
associar essa cor ao sentido de perigo, violência e fogo, sendo especialmente aplicado
em placas e avisos luminosos para segurança contra incêndios³. É comum o uso do
vermelho para o destaque de objetos, em elementos pontuais; ou ainda no
destaque de alguma parede ou cantinho em especial.
3 FARINA, M.; PEREZ, C.; BASTOS, D. Psicodinâmica das cores em comunicação. 6 ed. São Paulo: Editora Edgard Blütcher, 2011.
Comentários
Postar um comentário