Significado e simbologia das cores #01: Amarelo
Ao início de cada ano, as empresas do setor de consultoria
em cores, em especial a Pantone®, fazem o lançamento da “cor do ano” que tem o
objetivo de direcionar o setor produtivo nas tendências, preferências e
escolhas para o mercado consumidor.
Partindo de análises sobre o perfil do consumidor e a psicologia
das cores, a eleita cor do ano tem um significado especial sobre as emoções humanas.
Deste modo, as cores escolhidas para 2021 são “Illuminating” – um amarelo
brilhante e animador; e “Ultimate Gray” – uma tonalidade cinza sólida e firme. Essas
cores combinadas resultam em uma base sólida e alegre que representa os anseios
para o ano vindouro, uma renovação em todos os setores e trazendo muita resiliência.
Em outras interpretações, as duas juntas podem significar a luz iluminadora
para uma vida cotidiana cinza e sem cor.
Assim, mediante estudos de Psicologia Ambiental e Percepção
Visual é possível atribuir significados emocionais ao uso das cores nos
ambientes. Deste modo, esta é a primeira publicação de uma série sobre a simbologia
das cores aqui disponível!
O amarelo, radiação visível ao olho humano que vibra
em uma frequência de 530-510 Hz, é considerada uma cor quente que traduz a
ideia de movimento, criatividade e estímulos mentais. Como uma cor quente tem o
poder de acelerar a percepção de tempo, é estimulante e incentiva a
criatividade¹.
Para a psicologia das cores, o amarelo representa a alegria
e o otimismo; conferindo aos ambientes tais características. Como também
representa a riqueza (a cor do outro) pode transformar o espaço, conferindo-lhe
um toque de sofisticação. Assim, ela é indicada para espaços de estudo (em
virtude da concentração e criatividade que oferece); copas e cozinhas; e salas
para leitura. Ao passo que estimula a ação mental, em excesso essa cor pode
causar estresse e instabilidade².
Para obter melhores resultados, o amarelo quando usado em
ambientes com atividades monótonas, atua como um elemento promotor de
engajamento e produtividade para os seus ocupantes. Por isso, é comum associar
essa cor ao sentido de alerta e atenção, especialmente em placas e avisos
luminosos para segurança³.
É comum o uso do amarelo para destacar algum objeto,
conduzindo o olhar do observador; especialmente se usar de contraste com outra
cor quente, como o vermelho ou o laranja³.
¹ PINHEIRO, A. C. de F. B. Conforto ambiental: iluminação, cores, ergonomia, paisagismo e critérios para projetos. São Paulo: Érica, 2014.
² SOARES, C.; BARROS, B. Cor e percepção ambiental: estudo de caso em uma biblioteca universitária. In: VII ENEAC – Encontro Nacional de Ergonomia do Ambiente Construído, Fortaleza, maio de 2018.
3 FARINA, M.; PEREZ, C.; BASTOS, D. Psicodinâmica
das cores em comunicação. 6 ed. São Paulo: Editora Edgard Blütcher, 2011.
Fonte da imagem do início: https://www.vaicomtudo.com/amarelo-na-decoracao.html
Comentários
Postar um comentário