Significado e simbologia das cores #01: Amarelo


Ao início de cada ano, as empresas do setor de consultoria em cores, em especial a Pantone®, fazem o lançamento da “cor do ano” que tem o objetivo de direcionar o setor produtivo nas tendências, preferências e escolhas para o mercado consumidor.


Partindo de análises sobre o perfil do consumidor e a psicologia das cores, a eleita cor do ano tem um significado especial sobre as emoções humanas. Deste modo, as cores escolhidas para 2021 são “Illuminating” – um amarelo brilhante e animador; e “Ultimate Gray” – uma tonalidade cinza sólida e firme. Essas cores combinadas resultam em uma base sólida e alegre que representa os anseios para o ano vindouro, uma renovação em todos os setores e trazendo muita resiliência. Em outras interpretações, as duas juntas podem significar a luz iluminadora para uma vida cotidiana cinza e sem cor.



Assim, mediante estudos de Psicologia Ambiental e Percepção Visual é possível atribuir significados emocionais ao uso das cores nos ambientes. Deste modo, esta é a primeira publicação de uma série sobre a simbologia das cores aqui disponível!


O amarelo, radiação visível ao olho humano que vibra em uma frequência de 530-510 Hz, é considerada uma cor quente que traduz a ideia de movimento, criatividade e estímulos mentais. Como uma cor quente tem o poder de acelerar a percepção de tempo, é estimulante e incentiva a criatividade¹.


Para a psicologia das cores, o amarelo representa a alegria e o otimismo; conferindo aos ambientes tais características. Como também representa a riqueza (a cor do outro) pode transformar o espaço, conferindo-lhe um toque de sofisticação. Assim, ela é indicada para espaços de estudo (em virtude da concentração e criatividade que oferece); copas e cozinhas; e salas para leitura. Ao passo que estimula a ação mental, em excesso essa cor pode causar estresse e instabilidade².


Fonte da imagem: https://www.elare.com.br/cores-decor-escritorio


Para obter melhores resultados, o amarelo quando usado em ambientes com atividades monótonas, atua como um elemento promotor de engajamento e produtividade para os seus ocupantes. Por isso, é comum associar essa cor ao sentido de alerta e atenção, especialmente em placas e avisos luminosos para segurança³.


É comum o uso do amarelo para destacar algum objeto, conduzindo o olhar do observador; especialmente se usar de contraste com outra cor quente, como o vermelho ou o laranja³.

 

 









¹ PINHEIRO, A. C. de F. B. Conforto ambiental: iluminação, cores, ergonomia, paisagismo e critérios para projetos. São Paulo: Érica, 2014. 

² SOARES, C.; BARROS, B. Cor e percepção ambiental: estudo de caso em uma biblioteca universitária. In: VII ENEAC – Encontro Nacional de Ergonomia do Ambiente Construído, Fortaleza, maio de 2018.

3 FARINA, M.; PEREZ, C.; BASTOS, D. Psicodinâmica das cores em comunicação. 6 ed. São Paulo: Editora Edgard Blütcher, 2011.  


Fonte da imagem do início: https://www.vaicomtudo.com/amarelo-na-decoracao.html

Comentários

Postagens mais visitadas