World Trade Center e a segurança contra incêndio

 


Em 2020, o maior atentado da história contemporânea completa 19 anos e os motivos pelos quais as torres foram atingidas ainda ficam no imaginário geral e nas consequências enfrentadas pelas vítimas e pelas suas famílias. Entretanto, algumas lições construtivas e projetuais permanecem depois desse incidente, tais como a questão da importância do projeto estrutural com proteção contra incêndio e das saídas de emergência.   


Após a colisão com as aeronaves nas torres norte e sul, a estrutura de aço entrou em colapso devido ao calor do incêndio e ao impacto sofrido; o que a levou a desabar cerca de três horas depois. Foram mais de duas mil e quinhentas vítimas do acidente, em que muitas delas morreram instantaneamente, pularam do prédio por não conseguir acesso para escapar ou por não conseguir completar o percurso de saída de emergência¹.


Fonte da imagem: https://canaltech.com.br/curiosidades/World-Trade-Center-nem-a-tecnologia-de-ponta-conseguiu-segurar-as-torres-em-pe/

 

Em termos de segurança nas edificações, o revestimento estrutural deve ser capaz de proteger as estruturas por um período maior que 60 minutos², evitando que o fogo enfraqueça todo o material. No caso das Torres Gêmeas, a estrutura tinha um revestimento de concreto que era capaz de dar mais suporte e estabilidade ao conjunto, mas que não foi capaz de suportar a ação do fogo; mesmo com o revestimento de materiais resistentes como gesso vermiculite e concreto. Na realidade, os sistemas de segurança contra incêndio nunca tinham sido completamente testados até o momento do incêndio e explosão³.


No que diz respeito as saídas de emergência, como os aviões atingiram as torres nos pavimentos intermediários, muitas pessoas ficaram presas sem ter acesso às escadas. Além disso, as pessoas que não foram treinadas pela brigada de incêndio para reagir nesses momentos, também dificultaram o processo de evacuação das edificações. A falta de espaços de resgate e refúgio para pessoas com deficiência também foi algo observado no caso das Torres Gêmeas e muitos ficaram sem condições de escapar, perecendo dentro da edificação.   


Assim, o acidente que entrou pra história como uma das ações terroristas mais devastadoras, deixa alguns ensinamentos quanto à eficácia dos sistemas de proteção contra incêndio nas edificações de altura elevada.

 









¹ http://g1.globo.com/11-de-setembro/noticia/2011/09/ataque-aereo-aos-eua-foi-apenas-ilusao-diz-pesquisador-americano.html.
² BRETANO, T. A proteção contra incêndios no projeto de edificações. 3ed. Porto Alegre: Edição do autor, 2015.  
³ https://canaltech.com.br/curiosidades/World-Trade-Center-nem-a-tecnologia-de-ponta-conseguiu-segurar-as-torres-em-pe/
Fonte da imagem do início: https://en.wikipedia.org/wiki/File:World_Trade_Center,_New_York_City_-_aerial_view_(March_2001).jpg

 

Comentários

Postagens mais visitadas