Ergonomia e Antropometria: medidas dos usuários


A Ergonomia é definida como a ciência que busca adaptar os meios de trabalho (sejam o ambiente; os equipamentos; as ferramentas; os instrumentos e os postos de trabalho) ao homem, garantindo seu bem-estar, saúde e satisfação. É classificada de acordo com sua área de atuação que pode ser cognitiva, organizacional ou física; onde são empregados vários outros conhecimentos de Psicologia, Antropometria e Anatomia na solução dos problemas encontrados¹.


Na configuração dos postos de trabalho, a Ergonomia Física leva em conta as medidas do corpo humano no dimensionamento de espaços, mobiliários e objetos a serem usados no desenvolvimento das tarefas profissionais e cotidianas. Assim, conhecimentos de Antropometria são inseridos aos projetos como forma de atender as necessidades de movimentação e posturas naturais e saudáveis do corpo humano, evitando os problemas de ordem musculo-esqueléticas².


Fonte da imagem: https://quadrilhadesign.files.wordpress.com/2010/12/ergonomia.jpg


A Antropometria que é o estudo das medidas do corpo humano, pode ajudar na solução de problemas como atender a uma grande e desconhecida parcela de usuários ou ainda personalizar os projetos para pessoas com necessidades especiais. Para isso são aplicadas técnicas de coleta de medidas do corpo humano, conhecidas como Levantamento Antropométrico: tanto estático (considerando o corpo sem movimentação) ou dinâmico (amplitude dos movimentos) para cada tarefa¹,².


Fonte da imagem: https://www.efdeportes.com/efd149/antropometria-contribuicao-na-area-da-ergonomia.htm


Além disso, por meio da correta seleção dos dados das Tabelas Antropométricas é possível atingir os níveis esperados de conforto e adequação nos projetos. A recomendação é de que se utilize de medidas presentes em um percentil de 95 da população, ou seja, atendendo a grande maioria mais alta para móveis planejados. Alguns casos como equipamentos públicos, a adoção de medidas médias (percentil de 50) pode ser o mais recomendado; e em se tratando de alturas em alguns layouts, usar as medidas de uma minoria mais baixa (percentil de 5) pode ser o ideal para atender a uma parcela maior de pessoas².


A construção de tabelas com medidas de uma população segue procedimentos de levantamento antropométrico, caso queira saber um pouco mais sobre assunto, clique aqui.

 

 

 







¹ IIDA, Itiro. Ergonomia – Projeto e produção. São Paulo: Ed. Edgard Blucher Ltda, 2005.

² PANERO, Julios. ZELNIK, Martin. Dimensionamento Humano para espaços internos. Ed. Gustavo Gili, São Paulo, 2016. 320p.

Fonte da imagem do início: https://blog.cristianocec.com.br/dicas-ergonomia-escritorio-em-casa/ 

Comentários

Postagens mais visitadas