Como ter conforto em seu Home Office? Dicas de Ergonomia sobre como trabalhar em casa

Com a declaração oficial da Organização das Nações Unidas (OMS) de que o surto de Covid-19 é considerado uma pandemia e risco máximo a saúde do planeta, que milhões de pessoas ficaram abrigadas em suas residências; transformando-as em espaços de lazer, abrigo e trabalho. Este último então passou a ocorrer para alguns profissionais em regime de home office, adaptado em locais que não foram projetados para tal. Com o passar das horas laborais, muitos começam a sentir os efeitos do trabalho remoto em locais não apropriados.

No campo do Design e da Arquitetura, os estudos em Ergonomia aproximam os profissionais da composição de ambientes e mobiliários com boas condições de conforto e adaptados às necessidades do corpo humano, garantindo sua melhor movimentação e estabilidade¹. Desta forma, esta ciência é compreendida como o estudo do trabalho adaptado ao homem, contribuindo com a eleição de medidas simples que podem garantir a saúde e o bem-estar:

1. Cuidados com a coluna – cadeiras e altura da mesa com dimensões corretas! A cadeira deve ser de material firme e arredondada para acomodar melhor o corpo e evitar problemas de circulação sanguínea, deve conter apoio para os braços e coluna, além de ser regulável para um melhor ajuste. A mesa deve ser compatível com a cadeira e evitar que pernas fiquem presas ou que punhos e braços fiquem levantados, o ideal é ter uma relação de 0,67 a 0,72 m de altura da mesa². 


2. Cuidados com os punhos e as mãos – equipamentos, teclados e mouse que dentro possível devem ser ergonômicos. A repetição de toques ou de cliques também pode ocasionar os distúrbios oestomusculares relacionados ao trabalho – DORT, que podem se apresentar como uma leve inflamação até incapacitar o trabalhador. Assim, pausas para alongamentos e controle do tempo de atividade é também essencial¹.


Fonte da imagem: https://www.microsoft.com/accessories/pt-br/keyboards

3. Iluminação natural suficiente, pois o esforço visual pode ocasionar problemas de saúde intensos e prejudicar o desempenho e a eficiência no trabalho. A melhor iluminação que devemos ter contato é a natural, porém quando inexistente devemos optar por lâmpadas com tecnologia em LED com nível de fluxo luminoso de acordo com as especificações normativas (ABNT NBR 8995-1) e temperatura de cor em 4000K a 5000K. A posição do ponto de luz também é importante para evitar ofuscamento, o ideal é não localizar o conjunto entre a linha dos olhos do usuário³.

4. Distância dos olhos para o monitor – inclinação dos monitores e altura correta, pois além da saúde ocular, estará evitando assumir involuntariamente uma postura incorreta do pescoço e mantendo a coluna cervical no lugar.

5. Espaço suficiente para movimentação e as tarefas de trabalho! Assim, opte por mobiliários com espaço para os papéis, organizadores, caneca de café/água, livros, computador e tudo mais que utilize no trabalho. Evite acumular objetos que não tem relação com suas atividades. Prever também espaço para movimentação dos pés e pernas é essencial, bem como a adoção de cadeira com altura do assento adequada e apoio para os pés.


Fonte da imgem: https://www.sp.senac.br/jsp/default.jsp?tab=00002&newsID=a24396.htm&subTab=00000&testeira=361&uf=&local=&l=&template=&unit=

6. Fique longe dos ruídos – escolha um local mais silencioso e distante da movimentação da cozinha ou áreas sociais da residência. Os ruídos atrapalham a concentração e podem deixar o indivíduo irritado e mais propenso a cometer erros no desempenho de suas atividades4.

7. Saúde mental sempre – meditação, ginástica laboral, respeito aos momentos de lazer e pausas regulares para luz, água e ventilação.

Fonte da imagem: https://www.sintrajufe.org.br/ultimas-noticias-detalhe/16058/apos-solicitacao-do-sintrajufe-rs-projeto-piloto-de-ginastica-laboral-tem-inicio-na-justica-do-trabalho-de-porto-alegre

É importante lembrar, nosso corpo é um organismo vivo, e como tal precisa de cuidados físicos, cognitivos e mentais. Deixe o sol entrar!






¹ IIDA, I.; BUARQUE, L. Ergonomia: projeto e produção. 3ed. São Paulo: Editora Blutcher, 2016.

² PRONK, E. Dimensionamento em Arquitetura. 8ed. João Pessoa: JBC gráfica e Editora, 2013.

³ GUERRINE, D. P. Iluminação - Teoria e Projeto. São Paulo: Ed. Érica, 2008.

4 COSTA, E. C. da. Acústica Técnica. São Paulo: Edgard Blucher, 2003.

Fonte da imagem: https://www.icmpconsultoria.com.br/post/planejando-o-home-office-da-sua-empresa

Comentários

Postagens mais visitadas