Acústica Urbana e Poluição Sonora


Quem nunca se perguntou do por quê de áreas movimentadas na cidade serem tão barulhentas? E do quanto isso prejudica a qualidade de vida? Quem nunca observou que quanto mais mobilidade, mais pessoas circulando, mais veículos, maior é o nível de som ouvido na cidade? A expansão das cidades provoca essa onda de falta de sossego e tranquilidade em alguns locais, fator que prejudica a boa experiência urbana¹.

 

Um dos temas mais presentes na Acústica Urbana, é a poluição sonora urbana que representa um dos grandes problemas das grandes cidades. Em primeiro lugar a poluição pode estar relacionada com a presença de contaminantes no ar (poeiras, gases, vapores tóxicos, etc.) e em segundo lugar está relacionada com os crescentes níveis de ruído. Os efeitos desta exposição podem ser vistos desde a insônia e leves distúrbios gastrointestinais; a problemas auditivos; cardiovasculares e alterações hormonais, sem deixar de mencionar dores de cabeça e enxaqueca². Reduzir e eliminar a poluição sonora é importante, é caso de saúde pública e faz parte dos objetivos da Organização Mundial de Saúde (OMS).


Fonte da imgem: http://blog.liondobrasil.com.br/saude/disturbios-psicologicos-causados-barulho/


Estudar a forma acústica da cidade demanda um mapeamento dos pontos de concentração das fontes de ruído e o monitoramento de seus níveis, especialmente se estiverem acima do permitido. Recentemente a norma brasileira que determina os níveis de ruído em comunidades foi atualizada, a ABNT NBR 10151:2019, apresenta os valores confortáveis para o espaço urbano.


Fonte da imagem: https://www.dbwave.pt/portfolio-servicos/mapas-de-ruido-de-industria-e-energia/


Uma das formas de avaliar o nível de ruído em uma vizinhança é através do Mapa de Ruído, que trará todas os valores medidos ao longo de áreas consideradas mais ou menos barulhentas na cidade. Esse mapeamento é importante para a manutenção de políticas públicas de redução dos níveis e na elaboração de projetos de isolamento acústico em edificações residenciais e institucionais. A construção destes mapeamentos pode ser realizada com equipamentos e metodologias normativas nacionais e internacionais, por profissionais habilitados: Arquitetos e Urbanistas, bem como Engenheiros Acústicos.   

 

Várias são as formas de minimizar o efeito da poluição sonora, adoção de barreiras acústicas, vegetação, distanciamento das fontes de ruído e ainda uso de materiais absorventes em fachadas e muretas, pode contribuir para a atenuação dos valores que muitas vezes passam de 100dB em cidades muito movimentadas¹,².  

 

 



 



¹ AKKERMAN, D. Expansão urbana cria demanda por edificações com conforto acústico. Drops, 058.03, jul. 2012.

² BISTAFA, S. R. Acústica aplicada ao controle do ruído. 2ed. São Paulo: Editora Blutcher, 2011. 

Fonte da imagem do início: https://www.ecycle.com.br/2733-poluicao-sonora.html 

 


Comentários

Postagens mais visitadas