Como usar a vegetação para o conforto acústico?



Sabe-se que o uso de vegetação em ambientes internos e externos é tido como uma estratégia de sustentabilidade, com efeitos no conforto e na amenização das condições climáticas. Isso porque a massa vegetal contribui para a redução da incidência solar nas fachadas e aberturas de uma edificação, proporcionando o sombreamento e a absorção necessária para a redução de temperatura interna¹.

Além disso, usar de jardins verticais, vasos com plantas, massa arbórea, ou até mesmo uma simples adoção de gramas e forrageiras em espaços internos ou externos, proporciona ao ambiente um aspecto mais humanizado e capaz de proporcionar melhores sensações aos seus usuários.



Contudo, o uso de vegetação também se apresenta como uma boa opção para auxiliar no tratamento das condições acústicas em espaços internos e externos. Isto porque a massa vegetal tem um poder de absorção sonora que pode reduzir a reverberação e servir como um auxiliar na atenuação de alguns níveis de intensidade sonora em áreas externas².

Entretanto, ao usar de paredes vegetais sem complementá-las com outras barreiras acústicas construídas (que já tenham uma certa eficiência no isolamento acústico), não será possível a redução sonora esperada. Isso porque para reduzir os níveis de ruído encontrados em locais residenciais urbanos ou comerciais, a densidade da massa vegetal deverá ser muito maior, a largura de plantio acima de 5m, e o mix de espécies mais elaborado, com espécies de pequeno e médio porte¹.


Dentre as formas de uso da vegetação, destacam-se as paredes verticais, que quando usadas em fachadas auxiliam na redução dos níveis sonoros que podem ser transmitidos para dentro dos ambientes; melhoram os níveis de reverberação em ambientes internos, reduzindo a percepção de ecos e ruídos durante as atividades, sendo indicada para escritórios, salas de espera, salões de restaurantes, residências, entre outros.









¹ MORELLI, D. D. de O. Desempenho de paredes verdes como estratégia bioclimática. Tese (Doutorado em Arquitetura, Tecnologia e Cidade), Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Campinas, 2016. Disponível em: < http://repositorio.unicamp.br/bitstream/REPOSIP/321174/1/Morelli_DeniseDamasdeOliveira_D.pdf> Acesso em Out./2019.
² DUARTE, D.; MICHALSKI, R. L. X. N. Efeitos da vegetação na acústica urbana. Apontamentos de aula. Universidade de São Paulo, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. S/N. Disponível em: < https://docplayer.com.br/49070953-Efeitos-da-vegetacao-na-acustica-urbana.html> Acesso em Out./2019.  
Fonte da imagem do início: https://casacor.abril.com.br/paisagismo/o-paisagismo-de-burle-marx-emoldura-suite-na-casacor-rj-2018/ 


Comentários

Postagens mais visitadas