A influencia das cores no conforto ambiental



Em geral, não notamos o efeito das cores no nosso dia-a-dia, mesmo constantemente rodeados por muitas delas em todos os lugares. Só há um destaque para as cores e sua simbologia nas festividades de final de ano que a escolha por uma cor irá representar todos os votos de mudança e esperança de um ano melhor. Porém, as cores trazem sim, muitos efeitos para nossa vida, influenciando em nossas emoções, lembranças e até nosso humor! 

A influência das cores no nosso campo psicológico é pesquisada pela Psicologia Ambiental, um campo multidisciplinar que estuda as relações entre as pessoas e o ambiente sócio-físico que elas ocupam. Essa disciplina nos mostra o porquê de muitas vezes sentirmos calmas ao olhar uma parede pintada azul, ou porque as cores do entardecer nos deixam um certo ar de nostalgia. Isso acontece devido à influência que os espectros das cores causam em nosso sistema nervoso, ativando áreas específicas de nossa memória e outras funções mentais e até hormonais! 

Desta maneira, a escolha de cores para os ambientes e para objetos do dia-a-dia deve ser realizada de acordo com o efeito pretendido, a emoção a ser provocada, e a qualidade de iluminação oferecida. Cada cor possui uma simbologia, estando associada a sensações e ao humor; influências que podem ser positivas ou negativas, a depender da sensibilidade individual.  

Existem cores que variam desde os tons do espectro solar (vermelho, laranja, amarelo, verde, ciano, azul e violeta) para misturas que podem ser mais saturadas, brilhosas e combinação de cores contrastantes entre si. Na hora de criar uma ambiência, busca-se designar cores frias e quentes para criar os mais diversos efeitos.

As cores quentes - vermelho, amarelo e laranja - estão associadas a própria vivacidade, ao verão, ao aumento da pressão sanguínea, acelerando nossa percepção de tempo; enquanto que as cores frias - azul, verde e violeta -, oferecem um efeito calmante e relaxante, sendo associadas com o frio e com harmonia, tristeza e melancolia. 

Abaixo os principais efeitos das cores de acordo com sua simbologia (lembrando que de acordo com as crenças e com a cultura, estes significados podem se alterar): 

- Azul: uma das cores mais utilizadas nos ambientes, pois indica desde tranquilidade, a responsabilidade, a lealdade. Era uma cor muito dificil de obter, e assim, usada pela realeza. Tem o poder calmante e relaxante, sendo indicada para ajudar a aguçar a mente. Os tons mais escuros induzem a introspecção e a tristeza; já os mais claros acalmam e aumentam visualmente o ambiente. E os tons esverdeados aliviam estresse e tensão. 

- Ciano: indica frescor, tranquilidade e limpeza.

- Amarelo: é uma cor quente, estimulante para o raciocínio e criatividade. Utilizada em ambientes onde a concentração e a velocidade são requeridas. Traz alegria e felicidade, representa a riqueza e dinheiro, induzindo ao otimismo. Seu uso em excesso deixa o indivíduo mais egocêntrico.  

- Verde: simboliza a saúde, a natureza, fertilidade, juventude, boa sorte, esperança. O uso do verde traz desenvolvimento e cura. Combina com quase todas as outras cores, potencializando a composição. Ela induz a sensação de equilíbrio, e tem o poder de baixar a pressão arterial, sendo anti-estressante. Os tons mais claros trazem a ideia da limpeza e os mais escuros a força.

- Vermelho: simboliza o fogo, o perigo, a força, a energia, o amor, a liderança. É uma cor de grande impacto no ambiente, pois logo atrai o olhar do usuário. É bastante estimulante, sendo utilizada quando se espera despertar a energia do usuário, porém com cuidado pois também desperta a agressividade, se estiver em excesso. Tem comprovadas reações físicas como o aumento dos batimentos cardíacos e aumento da pressão sanguínea, sendo indicada para dar mais vitalidade ao ambiente e ao usuário. 

- Rosa: associada ao amor, ao carinho, ao afeto. É a cor dos românticos. É indicada para despertar os sentimentos e nas tonalidades mais pastéis, tem comprovado efeito calmante. Indicada para ambientes de portadores do transtorno do espectro autista. 

- Magenta: traz encorajamento e força. Também associada à luxúria, ao desejo, a feminilidade e sensualidade. É uma cor forte e quente que imprime personalidade ao ambiente. 

- Violeta: associada à sabedoria, a espiritualidade, criatividade, realeza. A cor violeta evoca a sensação de intuição e o lado artístico. Os tons mais claros podem ser mais delicados e trazer tranquilidade, já os mais escuros podem ser depressivos e passar a sensação de tristeza. 

- Laranja: é uma cor que estimula a alegria, o entusiasmo e a fome. É uma energizante, indicada para diminuir os efeitos de processos depressivos, pois confere aconchego e ação. Relacionada com a intelectualidade, acelerando o raciocínio, promovendo a criatividade. Estimula a socialização e diversão, sendo indicada para crianças portadoras do transtorno do espectro autista. As cores mais claras, em pêssego e coral, são mais calmantes e trazem bem-estar.  

- Castanho: ligado à natureza, especialmente nos tons mais terrosos, esta cor induz a calma, sobriedade, estagnação, segurança e rusticidade. É indicada para dar uma solidez e estabilidade ao ambiente. 

- Cinza: é uma cor que tem associação com emoções mais negativas como tristeza, solidão, estresse, fadiga. Mas também pode indicar respeito, sutileza e elegância, se combinada com outras cores. Tem o poder de ser neutra dentro do ambiente, mas não pode ser a única na composição cromática adotada.  

- Branco: representa a junção de todas no espectro solar. Simboliza a pureza, limpeza, inocência, união. É a cor mais usada para causar um efeito neutro ao ambiente, dar amplitude espacial, e potencializar os efeitos luminotécnicos. É a cor que neutraliza os exageros. 

- Preto: representa a absorção de todas as cores, a ausência de luz. Isso traz para esta cor um significado de mistério, morte, medo. E ao mesmo tempo: poder, sofisticação, formalidade e modernidade. É usada nos ambientes quando se espera um ar mais masculino. Não é muito indicada quando se espera um resultado de alta qualidade nas decisões luminotécnicas, visto que ela reduz a percepção do fluxo luminoso.  

Comentários

Postagens mais visitadas